1 – “Você não consegue”, ou, “deixa que eu faço para você”:
A pessoa com TEA possui um pensamento concreto e não consegue entender o sentido figurado, então quando se diz “você não consegue”, ela entende que nunca conseguirá realizar aquela ação;
Nessa situação, ao invés de fornecer uma negativa, você poderá orientar demonstrando como deve ser feito.
2 – Não prometa algo que não possa cumprir.
3 – Não responda pela criança:
Incentive a criança a responder, caso seja verbal, se não for, coloque, por exemplo, uma pulseira com o nome da criança/adolescente para que consiga se COMUNICAR por demonstração.
4 – Não pergunte quando não é opcional:
“Você quer comer?”
➢ Quando você dá uma opção à criança, ela poderá dizer NÃO.
Algumas atividades não são opcionais, a criança precisa fazer.
Quando for algo importante diga para o seu filho/paciente, por exemplo, “vamos escovar os dentes”.
5 – Não mentir:
“Não vai doer essa vacina”, “Será legal”…
É importante narrar o que acontecerá:
Nós vamos em uma festa, você encontrará seus amigos. Lá terá música, balão, bolo…
Você não sabe se será legal para a criança, mesmo que seja para você.
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