Transtorno ou a dificuldade de aprendizagem são termos usados para definir alterações que possuem como sinais e sintomas dificuldades na aprendizagem e desempenho de crianças e adultos nas habilidades de leitura, escrita e matemática. Porém, estes termos tratam de alterações que possuem sintomas e causas diferentes que afetam aprendizagem das crianças.

Os Transtornos de aprendizagem são distúrbios específicos da aprendizagem das habilidades de leitura, escrita e- ou matemática, nos transtornos de aprendizagem a criança não possui déficit neurológico, ou seja, uma deficiência intelectual, mas sabe-se que seu cérebro possui funcionamento diferente do normal o que prejudica a aprendizagem das habilidades escolares. Os transtornos de aprendizagem são provenientes de fatores intrínsecos-orgânicos- da própria criança. Crianças que possuem transtornos de aprendizagem aprendem de forma diferente e portanto, precisam de maneiras especiais e diferentes para que possam desenvolver todo seu potencial de aprendizagem, que encontra-se alterado em relação ao esperado para sua faixa etária e escolarização.

As crianças que possuem Dificuldades de aprendizagem são crianças que possuem inteligência normal, ou seja, não possuem alterações neurológicas que justifiquem seu fraco desempenho escolar. As dificuldades de aprendizagem geralmente estão associadas à questões extrínsecas à criança, que estejam interferindo negativamente no seu ato de aprender, como por exemplo: mudança de escola, professor ou turma; nascimento de irmão; separação dos pais; perda de um familiar; falta de sono; problemas de saúde; dentre vários outros fatores que interferem no psicológico, emocional e na rotina da criança.

Os principais transtornos de aprendizagem são:

  • Discalculia:
  • Disgrafia:
  • Dislexia:

Ossinais das Dificuldades ou Transtornos de aprendizagem tornam-se evidentes geralmente nos anos inicias da alfabetização, pois estas crianças em sua maioria não conseguem acompanhar a aprendizagem de sua turma, ou mesmo suas habilidades encontram-se abaixo do esperado para sua faixa etária. Quanto antes se inicia do tratamento melhor será o desenvolvimento escolar do seu filho.

O fonoaudiólogo, assim como outros profissionais que lidam com a criança, devem realizar avaliação minuciosa, levantando de forma precisa os sinais que a criança apresenta e suas possíveis causas, definindo o melhor tratamento de acordo com as necessidades da criança, enfatizando a aprendizagem através das suas maiores potencialidades, garantindo assim melhor desenvolvimento possível do paciente.

O Distúrbio ou dificuldade de aprendizagem é um termo usado para definir alterações que possuem como sinais e sintomas dificuldades na aprendizagem e desempenho de crianças e adultos nas habilidades de leitura, escrita e matemática.

As crianças que possuem dificuldades de aprendizagem são crianças normais, ou seja, não são deficientes não possuem deficiência mental, elas simplesmente aprendem de forma diferente e, portanto, precisam de maneiras especiais e diferentes para que possam desenvolver todo seu potencial de aprendizagem, que se encontra alterado em relação ao esperado para sua faixa etária e escolarização.

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A Dificuldade de aprendizagem